Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas...


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ave Cantadeira - Paulinho Pedra Azul

Mais uma maravilhosa sugestão do amigo Leitor Assíduo para a QUARTA FEIRA MUSICAL:



Ave Cantadeira
Paulino Pedra Azul
Composição:Paulinho Pedra Azul
E lá vou eu nessa estrada
desafiando o coração
cantando em prosa ou canção
feito uma ave cantadeira
Cantar, cantar, cantar
viver, viver, viver
criar penas de pássaro no ar
voar, voar, voar
sofrer, sofrer, sofrer
amar, amar, amar, você
E lá vou eu nessa agonia
levando a dor em minhas mãos
fugindo igual a um bicho errante
amargura coração
Cantar, cantar, cantar
sofrer, sofrer, sofrer
voar, voar, sobreviver

Conhecendo um pouco Paulinho Pedra Azul:
Paulo Hugo Morais Sobrinho, o Paulinho Pedra Azul, é um cantor, poeta, artista plástico e compositor brasileiro. Nascido em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no dia 3 de agosto de 1954.
 Além de músico, também é autor de 200 telas a óleo e acrílico e de 15 livros.

Sua carreira artística teve início por volta dos 13 anos de idade, inicialmente com as artes plásticas. Enveredando pela música participou de um conjunto chamado “The Giants”, em que trabalhou com Rogério Braga, Mauro Mendes, Marivaldo Chaves, Salvador, Edmar Moreira e André, interpretando canções dos Beatles, The Fevers, Os Incríveis, Erasmo e Roberto Carlos, dentre outros. A partir do final dos anos 1960 participou de festivais regionais de música e de poesia, tendo realizado inúmeros shows em cidades do interior de Minas Gerais. Nos anos 70, mudou-se para São Paulo onde morou por dez anos, período no qual trabalhou com o cantor, humorista e ator Saulo Laranjeira, também oriundo de Pedra Azul. Retornou depois para Minas, se fixando em Belo Horizonte onde até hoje reside. Durante o tempo em que viveu em São Paulo gravou seus três primeiros discos. O LP de estréia fez grande sucesso com a canção que lhe dá o título: "Jardim da Fantasia", popularmente conhecida como "Bem-te-vi". Com um estilo que varia do romântico à MPB, fortemente influenciada pelo Clube da Esquina, e com algumas composições de chorinhos, Paulinho Pedra Azul tem 21 discos gravados, a maioria deles independentes, tendo vendido cerca de 500 mil exemplares de toda a sua obra. É também autor de 200 telas a óleo e acrílico e de 15 livros, dentre eles “Delírio Habanero - Pequeno Diário em Cuba”, escrito durante visita à ilha de Fidel Castro. Apesar de não ser um constante freqüentador da mídia de massa, Paulinho Pedra Azul consegue ser conhecido por um segmento específico que envolve principalmente universitários. Pesquisa feita pela AMAR (Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes), o destacou como o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais, perdendo apenas para Milton Nascimento. A sua canção mais conhecida é "Jardim da Fantasia", que, segundo o próprio Paulinho, á apelidada de Bem-te-vi. A música teria sido feita para uma noiva falecida do compositor, mas ele nega isto.

Imagem: Net

4 comentários:

  1. Essa letra é linda mesmo né Brisa...Espero estimule quem ler aqui a buscar conhecer mais da obra do Paulinho.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Leitor Assíduo
    No programa dos Ídolos tem uma cantora da cidade de Pedra Azul, ela canta muitoooooooo!!
    Gostei muito do Paulinho o Jota Quest tem musicas dele e eu nem sabia. Você como sempre enriquecendo o blog com belas dicas.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Oi Vento, tudo bem? Obrigado por compartilhar tão bela música e sua bibliografia, apesar de ser daqui da terrinha, conheço pouco sobre o seu trabalho. Vou prestatenção, rs. Fique com Deus. Tenha uma excelente semana. Beijão no coração

    ResponderExcluir
  4. Cantinho_da_felicidade
    Então você é da cidade do Paulinho? Legal!!!!!
    Essa postagem da quarta feira musical ainda não está do jeito que quero, pretendo colocar uma espaço onde as musicas postadas fiquem arquivadas para que o leitor possa clicar e ouvir a musica, mas ainda não descobri como fazer isso rs
    Um dia eu consigo.
    Beijokas

    ResponderExcluir

Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto de deixar um comentário é importante para mim.
"Tu te tornas eternamente responsável
por tudo aquilo que cativas"
Beijokas