Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas...


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

VOCÊ É DALTÔNICO?

O que é Daltonismo?
Daltonismo é um distúrbio da visão que impede com que a pessoa consiga perceber a diferença entre algumas cores. É também conhecido como cegueira das cores e formalmente chamada de discromatopsia ou discromopsia. A forma de daltonismo mais comum é a dificuldade de distinguir entre o verde e o vermelho. É um distúrbio de origem genética mas que pode ser causado por lesões nos olhos ou até mesmo no cérebro. Este problema é muito mais comum em homens do que mulheres e estima-se que cerca de 8% de toda a população mundial de homens são daltônicos. Existem basicamente 3 variações de daltonismo: a deuteranopia, que é a dificuldade de enxergar cores verdes, a protanopia que é a dificuldade de enxergar cores vermelhas e a tritanopia (mais rara) que é a dificuldade de enxergar cores azuis. Um dos métodos para se diagnosticar se você é ou não daltônico é através do teste de Ishihara, como na imagem ao lado :


Se você que enxerga, mas não conseguiu ver o número 74 na imagem, basicamente você é daltônico. Existem outros métodos mas este é o mais famoso deles.

Curiosamente, a maioria dos daltônicos não sabe que possuem este distúrbio da visão.

Para entender melhor como um daltônico enxerga as cores veja o exemplo a seguir:


Daltônicos não podem dirigir
Talvez, a maior limitação do daltônico seja a proibição para dirigir. Segundo a legislação brasileira, a Resolução n.º 80, de 19/11/98, do Conselho Nacional de Trânsito, exige avaliação oftalmológica. Nela, é exigida visão cromática: o candidato deverá ser capaz de identificar as cores vermelha, amarela e verde.


Formas de daltonismo:

Tricromatas - Podem ter dificuldade para enxergar o verde e suas nuances. Em casos mais raros, o vermelho e o azul, sendo o último mais raro. Daltônicos tricromatas têm dificuldade para diferenciar tonalidades de uma mesma cor e cores próximas.

Dicromatas - São daltônicos que confundem duas cores primárias. Eles misturam o verde e o vermelho (e vice-versa). Em casos mais raros confundem azul com as outras cores básicas.

Acromatas - São os mais incomuns. Enxergam apenas preto, branco e tons de cinza. Incide em um entre cada 300 mil pessoas.

9 comentários:

  1. aqui fico otimo sua nova postagem,sobre sua pergunta,nao sou daltonico,pois eu consegui ver o numero ....
    em relação a vc ser fluminense,eu souflamengo,nao sei se vc percebeu,mas no meu blog tem 3 intregantes,eu o corvo e dom quixote,quando vc for responder coloco o nome ou procura a postagem minha ta...para facilitar,vc pode encontrar todas minhas postagens no meu blog com marcador af sturt,do lado direito parte de cima....
    valeu....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns...resumido e importante! Me interesso muito pelo assunto, e a imagem do semáforo pra mim foi impressionante!

    Tenho um amigo Daltônico que conseguiu a CNH desde que ande com um sinalizador no veículo (um adesivo) indicando que ele é daltônico. Vejo isso como uma certa forma de preconceito, pois, que diferença faria pra mim se eu souber que o motorista da frente tem essa dificuldade cromatica?????

    ResponderExcluir
  3. Carla Reis,

    O nosso país é muito bom em criar preconceitos... Você está certa um adesivo na Carteira só vai acrescentar mais um tipo de preconceito a nossa enorme lista ...
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado.... sou daltônico e as inagens onde a mulher está num campo de flores consigo ver diferença. na dos semáforos, não. No entanto, eu dirijo, não fizeram esse teste e acabei por passar. mas tomo cuidado, é só ver a orientação dos sinais! hehe e descobri por acaso numa aula de oftalmologia!

    ResponderExcluir
  5. affs no do numero 74 eu vejo 21 porque?

    eu tenho dificuldade de ver o verde com marro, vermelho, e cores parecidas...

    ResponderExcluir
  6. Sou mulher, e sou Daltônica... No meu caso meu pai e minha mãe são daltônicos tmb... Sempre me falam que isso é muito raro'

    ResponderExcluir
  7. Sou daltônico, descobri a uns 10 anos, tirei minha CNH, fiz o teste de grau de daltônismo mas não puseram observação na minha carteira nem me obrigaram a usar adesivo no carro. Quanto aos testes, no circulo do 74 eu vejo 21, na inagem da mulher no campo de flores e no semáforo consigo ver diferença muito bem, acredito que o meu grau de daltônismo seja pequeno.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  8. nossa achei mt enteressante, nunca tinha ouvido falar nesse tipode desturbio :)

    ResponderExcluir

Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto de deixar um comentário é importante para mim.
"Tu te tornas eternamente responsável
por tudo aquilo que cativas"
Beijokas