
Navegando no site http://www.cidadaodomundo.org/ , deparei-me com um texto maravilhoso , a respeito do abuso da lingua estrangeira no nosso país. Adorei essa matéria . Espero que apreciem tanto quanto eu.
(Vento)
O que temos feito com o português em nosso cotidiano? Transitar pelas ruas de qualquer cidade brasileira é um ostensivo convite a ver o domínio de outros idiomas nos grandes out-doors, nas placas luminosas, nas faixas que enfeiam as cidades. No caso do Brasil, o inglês está nas vitrines das lojas, no nome das organizações não-governamentais, no título dos livros. Liquidação de estoque é “sales”,descontos em um produto é “off”, apagar um texto digitado no computador é “deletar”,copiar um documento ou uma imagem é “escanear”. E até o ratinho que nos ajuda a usar o computador é o prosaico “mouse”, correio eletrônico é o “e-mail“. Isso sem falar que a expressão afirmativa de que deu tudo certo ou está dando certo é o sinal de “okay”. Ver uma notícia ao vivo na televisão ou na Internet é sempre se deparar com o “live” e fazer um contato em tempo real significa estar “on line”, ligado na hora. Não posso esquecer um dos grandes poetas de todos os tempos, o poeta português Fernando Pessoa,o mesmo que disse que “todo cais é uma saudade de pedra”, disse também: “minha pátria é a língua portuguesa”. Nada contra adquirir o domínio, o manejo, o uso de outros idiomas,mas que se há de preservar a beleza da língua materna é uma questão de identidade que não podemos relegar a um segundo plano.
Sabe anjo, eu já tinha percebido isso em sites de outros países como os da Espanha, França, Russia e, mesmo, os de Portugal. tudo é traduzido na língua nativa..
ResponderExcluirSomos uns bobões mesmo, affff...
Bjs.
Resumindo: "Minha Pátria é minha língua...".
ResponderExcluirBeijos