Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas...


domingo, 13 de dezembro de 2009

Transexual pioneiro 'estrela'


Ashley: 'Fiquei feliz. De repente o seu corpo está de acordo com sua mente'



Uma exposição que explora questões de identidade sexual foi aberta em Londres,
 tendo como destaque uma seção sobre uma das primeiras britânicas a trocar de sexo,
 a ex-modelo e atriz April Ashley.

Ashley, hoje com 74 anos, passou pela operação nos anos 1960, quando essa ainda era uma decisão quase impensável na Grã-Bretanha. "Eu tive de assinar um documento absolvendo o médico em caso de morte”, disse ela à BBC. "Fiquei muito doente, mas era a pessoa mais feliz do mundo. Porque de repente o seu corpo está de acordo com sua mente." A história de Ashley, ou George Jameson, quando nasceu, em 1935, é um dos destaques da exposição que abriu em Londres sobre a questão da identidade. Ela acabou se tornando uma modelo de sucesso, inclusive aparecendo em capas da revista Vogue. "O que eu gostaria de passar é a mensagem de que você pode ser quem você é. Mas seja com alegria, seja feliz e nunca desista. Seja terrivelmente corajosa, porque isso sim é necessário."



Ashley se tornou uma modelo de sucesso, até sua história ir parar nos jornais.

O Projeto Identidades, da organização Wellcome Trust, se estenderá pelos próximos nove meses e incluirá diversos eventos, como exposições, performances ao vivo e exibições em diversos de suas sedes. Tendo como base os dez anos do que considera dois marcos nessa discussão – o Projeto Genoma, que em junho de 2000 mapeou os genes humanos, e o Big Brother, o reality show que estreou na Grã-Bretanha há uma década atraindo a curiosidade humana para 'se ver' na TV –, o projeto pretende ajudar os espectadores a "conhecer um pouco mais de nós mesmos". O tema será explorado, por exemplo, em exposições de gravuras de pacientes de hospitais psiquiátricos, peças de teatro e de rádio, exposições fotográfica em colaboração com dez artistas, documentários e discussões sobre a influência do DNA na autodefinição de cada indivíduo.
Fonte e imagens: Bbc Brasil
Colaboração: O  Mexicano 

2 comentários:

  1. EIII Brisa... Grato ai por sempre dar atenção ao que envio.

    Se hje operação dessa natureza ainda é coisa seria imagine o que essa pessoa padeceu nos anos 60.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Oi Vento Carioca, tudo bem? As vezes imagino o sofrimento de alguém que tem a mente diferente do corpo... quantos conflitos, dores... já pensou no preconceito... se hj tem... imagina naqueles tempos. Essa frase dela já valeu pela leitura: O que eu gostaria de passar é a mensagem de que você pode ser quem você é. Mas seja com alegria, seja feliz e nunca desista. Seja terrivelmente corajosa(o), porque isso sim é necessário." Se cuida. Tenha uma excelente semana. Fique com Deus. Beijão no coração

    ResponderExcluir

Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto de deixar um comentário é importante para mim.
"Tu te tornas eternamente responsável
por tudo aquilo que cativas"
Beijokas