Outubro é o mês mundial da luta contra o câncer de mama. Para chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, o Cristo Redentor ganhou uma iluminação rosa na noite desta segunda-feira (5). Somente este ano, 49 mil novos casos da doença devem ser registrados, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Além da iluminação especial no Cristo, uma van intitulada “Rosamóvel" iniciará seu roteiro por diversos pontos do Rio alertando as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da reabilitação de paciente de câncer de mama. A van da campanha também circulará por Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis.
O movimento “Outubro Rosa” surgiu a partir da ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa. Durante o mês de outubro além do Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, em São Paulo e outros monumentos públicos e edifícios privados estarão iluminados de rosa. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, e 465 mil morrem por causa da enfermidade.Desde abril deste ano, o SUS está obrigado a oferecer a mamografia a todas as brasileiras com mais de 40 anos. De lá para cá, a iniciativa atinge a internet em suas variadas formas: sites, blogs e Twitter se pintam de rosa para que as mulheres se informem mais sobre os riscos e a prevenção da doença. Apesar de todo avanço tecnológico, que hoje em dia permite o diagnóstico precoce e tratamento eficiente, faltam informações para as mulheres. Desde abril de 2009, o Sistema Único de Saúde está obrigado a oferecer a mamografia a todas as brasileiras com mais de 40 anos. O câncer de mama está relacionado a histórico de câncer de mama na família, menopausa tardia, reposição hormonal, consumo de álcool, obesidade e não ter filhos. A disseminação da informação pode ajudar a desfazer mitos que ainda existem sobre o câncer de mama. Segundo uma pesquisa realizada em 5 capitais brasileiras, 47% das mulheres entrevistadas ainda relacionam a doença a problemas emocionais e estresse, contrariando as evidências científicas. Das entrevistadas, somente 29% fazem mamografia quando o médico indica o exame. A consequência disso é um índice de 10% de detecção precoce – quando o tumor teria maior chance de cura, poupando as pacientes de cirurgias mutiladoras e sofrimentos maiores no tratamento. Participe do Outubro Rosa, fale sobre o assunto com as pessoas da sua família. O tema não é exclusivo das mulheres. Aos homens cabe um papel fundamental: dar apoio às mulheres de sua vida a se cuidarem. Mães, esposas e filhas devem estar bem informadas sobre o câncer de mama.
Fonte : http://g1.globo.com/
Imagem: Fernando Quevedo / Ag. O Globo
Amiga Irmã,
ResponderExcluirParabéns por participar desta campanha tão importante alertando as mulheres quanto a pevenção do câncer de mama.
Vi as fotos da barraca é a mais bonita mesmo.
Boa Sorte!
Bejos
EIII Brisa...OTIMA POSTAGEM.
ResponderExcluirA verdadeira "CAMPANHA" é justamente dar informação concreta...amparada em dados cientificos e estatisticas oficiais.
Abraço