Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas...


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Funk Movimento Cultural?


Olá amigos!
Aqui estou com mais um tema polêmico ....
Funk
Movimento Cultural?
Educativo?
Onde?

Além de ser um incentivo a criminalidade ainda ofende a verdadeira musica brasileira(bossa nova, samba, chorinho, forro etc).Deixar esse estilo musical sem nenhuma musicalidade, de letras que só fazem apologia ao crime ser transformado em movimento cultural? Pelo amor de Deus, o que está acontecendo com o nosso Brasil? É com muita tristeza que informo aos meus leitores que o Funk acaba de ser decretado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro : MOVIMENTO CULTURAL .É amigos a criminalidade acaba de ganhar mais um espaço... Só para vocês tomarem ciência postarei aqui a matéria que eu já havia escolhido , mas que ainda tinha esperança de ser negada pela Assembléia , mas perdi , perdemos nós que apreciamos uma música de qualidade. Leiam e por favor comentem:
(Vento Carioca)

Rio de Janeiro pode transformar funk em movimento cultural
Projeto será votado no dia 1º de setembro.A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai votar no próximo dia 1º, em sessão extraordinária, projetos de lei que buscam transformar o funk em movimento cultural e musical de caráter popular e a revogação da lei que estabelece regras para a realização de eventos de música eletrônica, raves e bailes funk. Ontem, a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, afirmou que o governo pretende dar ao movimento caráter pedagógico e, com isso, levá-lo para as escolas estaduais. — Através do funk, vamos estar mais próximos dos nossos alunos. As letras podem ser usadas de forma positiva, abordando temas importantes — disse Tereza. O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) afirmou que vai apresentar na Câmara Federal, em Brasília, um projeto de lei para definir o funk como manifestação cultural. — É preciso reconhecer que ali há uma manifestação cultural que, crescentemente, envolve milhões de jovens no Brasil inteiro — disse o deputado.

Imagem: Net
Ah ! Esqueci um pequeno detalhe:
A lei é de autoria do deputado cassado Álvaro Lins, ex-chefe de polícia no governo de Rosinha Garotinho.Sinceramente eu não sei se choro ou se dou gargalhadas!!!
Até a próxima.
Vento Carioca

19 comentários:

  1. Há pouco tempo o DJ Malboro foi acusado de pedofilia, abusou de uma criança de quatro anos.Ontem em entrevista ele disse que acha importante a introdução do funk nas escolas , que é uma boa forma das crianças aprenderem com a musica. Que safado! Ele quer é ficar mais proximo da garotada, transformar nossas crianças em pequenos marginais. Concordo com minha amiga Vento, a bandidagem ganhou mais espaço, também não sei minha amiga se dou risadas ou se choro.
    Fuiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  2. Eiii Moça do Pão de Açucar...

    Eu não sei até que ponto existe uma correlação direta e nem tampouco se não estarei sendo traido pela minha memoria mas mesmo assim ai vai:

    A certor tempo foi publicado poema de minha autoria no site da Coração de Marmore onde eu me referia aos "MC" cmo grandes herois da podridão, aplaudidos por gente que consumia lixo, achando que isso era curtição.

    Se bem me lembro, Vc postou dizendo que Mcs eram envolvidos em movimentos sociais, de resgate cidadania pessoas carentes..etc..etc...

    Tão certas minhas lembranças?? Se estão pergunto: MCs não são oa "cantores" do funk ou se trata de outro seguimento "artistico"??

    O argumento postado aqui de que as pessoas não abandonam a TV por ser essa a unica forma de diversão de um segmento "carente" da sociedade tbem poderia ser aplicado a questão dos bailes funk, de rap e pagode????

    A deteriorização da cultura de massa difundida pela TV aberta num seria diretamente responsavel pela evolução desses bailes???

    Particularmente, concordo plenamente com as recentes postagens sobre a podridão cultural da atualidade mas cmo leitor do blig só estou questionando pra me situar sobre as posições editoriais.


    No mais...To na liça...rrssss

    ResponderExcluir
  3. Leitor Assiduo,
    Ótima observação! Acho que a matéria falava do hip hop se a minha memória não falha, mas posso confirmar com a Coração depois .
    A cufa - Central Unica das Favelas faz um trabalho ou pelo menos fazia não sei como está agora ,de primeira qualidade como a inclusão digital, basquete de rua , grafiteiros etc...
    Acredito eu que, a minha defesa tenha sido em relação a esse tipo de influência. Vou te dar como exemplo os grafiteiros: Jovens andavam pixando os muros da cidade, um verdadeiro vandalismo,a Cufa fez um trabalho com esses jovens transformando-os em grafiteiros, hj em dia esses jovens não mais delinquentes são artistas, tendo seus trabalhos reconhecidos até no exterior.O número de pixadores teve uma redução bastante significativa conforme pesquisas.O hip hop tb teve influência positiva nas comunidades carentes,com uma letra bem mais suave, em sua maioria cobrando fim para as diferenças sociais , mas o funk ? Com essas letras ...Esses Djs abraçaram o Funk com outras intenções ... O funk surgiu como uma expressão cultural dos negros norte americanos ainda na década de 50, e foi transformando-se no decorer dos anos , chegando a esse funk que ouvimos hj em dia, com letras q incentivam o crime e tal. Vamos fazer o seguinte? Vou pedir a Coração o titulo dessa postagem para eu reler ok? Depois disso volto a falar com vc , mas tenho quase certeza que o motivo de minha defesa foi esse q coloquei aqui. Fico te devendo essa ok?
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Leitor Assiduo,
    Esqueci que o poema é de sua autoria, manda o titulo dele para que eu procure no blog da Coração.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Leitor Assiduo,
    Não incluo o pagode nesse estilo musical deprimente, pq o Pagode faz parte sim da musica brasileira, apesar de não ser o meu ritmo preferido...Temos pagodeiros de primeira qualidade como: Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Fundo de Quintal e tantos outros.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Mexicano
    Meu amigo Mexicano desculpe minha falta de atenção , por um descuido troquei seu nome ao responder seus comentários. Mil perdões é que o Leitor Assiduo sempre presente no meu blog(fazendo jus ao seu nick) costuma postar comentários bem polêmicos e eu já fui respondendo logo ...
    Acho que o meu cerebro estava no automatico kkkkkkkkk Mais uma vez desculpas tá?
    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Cibele,
    O povo esquece as coisas muito rápido mesmo.
    Obrigada por comentar
    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. SAUDADE NO TEMPO CERTO...RS.
    Segue abaixo conteúdos para possíveis esclarecimentos entre A Amiga Tsunami Carioca e o Amigo Mexicano.

    o Poema:

    MC's, grandes heróis da podridão,
    Balançando o esqueleto
    E falando palavrão.
    Nunca vão escrever poemas,
    Nunca irão compôr uma canção.
    Não tocam nenhum instrumento,
    Tampouco sabem o que é “refrão”.
    Eles são apenas uns babacas,
    Diante dessa multidão,
    De pobre gente alienada
    Que fica consumindo lixo
    E acha que isso é que é curtição.

    AUTOR: O Mexicano
    Obs.: Postado no blig em: 11/10/2007 às 21h04

    Comentário da Vento Carioca ou Tsu...rs:

    enviado por: Vento Carioca

    MEXICANO AMIGO. CLARO SEM POL�MICAS , ADMIRO MUITO VC ,SÓ QUERIA ESCLARECER A IMPORTÂNCIA QUE ESSES GRUPOS TEM NO COMBATE AS DIFERENÇAS SOCIAIS. O RESGATE DE MENORES PARA O LADO DO BEM EM AREAS CARENTES AUMENTOU MUITO COM PROJETOS QUE ENVOLVEM MC\'S,GRAFITEIROS ,RAP E ETC...
    CONFESSO QUE NEM GOSTO DO ESTILO DELES MAS NÃO PODEMOS NEGAR SUA IMPORTÂNCIA NESSE CONTEXTO.
    BEIJOS NO SEU CORA��O
    Em: 15/10/2007 18:03:37

    Resposta do Sr. Mexicano:

    enviado por: O Mexicano

    Só PRA ESCLARECER...Sincero respeito por toda e qualquer expressão artística, seja grafite, rap, pagode ou bolero. Vou de Cartola a Ratos do Porão sem problemas. Qto ao trabalho sério e preciso distinguir quem esta trabalhando e quem ta só explorando esse rico fil�o das grandes diferenças sociais.
    Acho que justamente por ser analfabeto que nosso povo precisa ser chamado a questionar e filosofar sobre todas as limitações dessa sua condição. Muitas vezes se confunde grossura com contestação e ai a arte, a cultura e principalmente esse povo tão carente sai sempre no prejuízo. Mas com certeza, nunca se deve generalizar...

    Em: 15/10/2007 16:20:10

    Pronto!
    Viu tsu... Acabei de provar que toda regra tem exceção! Nem toda bahiana é devagar...quase parando...kkkkkkk.
    Sou ou não uma nordestina arretada? rsrs.
    Comentando o texto de forma rápida e objetiva: Vivaaaa, Margareth Menezes! Ela soube muito bem como definir todo esse lixo musical que anda em alta.
    Uma pena Caetano Veloso, para mim um ícone da MPB...iniciar um show cantando "chupa que é de uva..." apenas para afrontar as declarações da Margareth.
    O público fiel do Caetano não merecia pagar um preço exorbitante para assistir o show e ter os ouvidos "estuprados" por um lixo de "uva".
    Se precisar de algo mais...é só entrar em contato.
    Obrigada por deixar suas marquinhas no mármore.
    Cheirinhos nordestinos...

    ResponderExcluir
  9. Complemento do comentário da Vento Carioca para o poema do Mexicano no Blig:

    enviado por: Vento Carioca

    AI AI AI !!! ESSE TEXTO TÁ UM TANTO QT EQUIVOCADO.
    EXISTEM GRANDES PROJETOS QUE COMNTARAM COM A PARTICIPA��O DOS MC\'S E GRAFITEIROS PARA AJUDAR NAS GRANDES DIFEREN�AS SOCIAIS DO NOSSO PAIS.RECONHE�O QUE N�O SE TRATA DE UMA BELA OBRA,MAS � A LINGUAGEM DELES, N�O ADIANTA FILOSOFAR PARA UMPOUCO QUE MAL SABE ESCREVER... AFFFFFFFFF CHEGA JA FALEI DEMAIS...
    BJS
    Em: 14/10/2007 19:53:26

    ResponderExcluir
  10. Coração,
    Obrigada por enviar o poema com os comentários.
    Você provou mesmo que toda regra tem exceção! Nem toda bahiana é devagar...rs
    Valeu!!!!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  11. Mexicano,
    Viu como a nossa amiga Coração foi rápida?
    Não foi preciso nem pedir , já postou o poema com o comentário.
    Reli o que escrevi e , continuo afirmando que a Cufa-Central Unica das Favelas faz um trabalho de qualidade para diminuir ou pelo menos amenizar um pouco as diferenças sociais nas comunidades carentes. Vários movimentos ajudaram muito a salvar menores do mundo de deliquências. Acredito sim que a diferença social tem uma grande parcela de culpa nisso tudo.Amigo eu só não consigo ver ligação alguma com o Funk nesses movimentos.Até pq o Funk não nasceu dentro das comunidades, e nem fez parte de projetos de ongs .Como disse na postagem é um estilo musical antigo que veio sofrendo grandes modificações com o decorrer dos tempos, sendo abraçado pelos dj. Estou à sua disposição para entender melhor esse tema, pode ser que eu não esteja tão bem informada quanto imagino e ficaria muito grata com a sua ajuda. Será que consegui me justificar ou não?
    Obrigada pela sua participação tão intensa no blog.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. EIII Moça do pão de açucar...Me curvo reverente diante da sua delicadeza em se corrigir por ter me confundido com o seu "Assiduo" amigo...Entendo perfeitamente esse singelo equivoco...rrsss

    Tem um detalhe ai sobre essa dita "excessão da regra" que não podemos deixar escapar: Bahiana rapida é só as que andam com fosforos e gasolina no balaio KKKKKKKKKK

    O dito Sr. Veloso ter sacado da manga essa baixaria no seu show não me surpreende nada pois ele nunca teve elegancia pra assimilar a menor critica.

    Quando ao debate que ta aberto vou ordenar com calma algumas reflexões e volto aqui...Cmo pode ver seu cantinho vai a 1000 por hora.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. O Mexicano,
    Graças a você meu cantinho está bem agitado,
    mais uma vez obrigada.
    Gosto muito do : Moça do Pão de Açucar rs.
    A coração me chama de Tsunami eu tb adoro . Meus Amigos possuem uma imaginação invejável rs..
    Beijokas

    ResponderExcluir
  14. Tsu Carioca...
    Para entender melhor o meu comentário sobre a Margareth e o Caetano...será preciso entrar no Youtube e assistir às declarações Margareth.
    Qto ao tal "balaio" (Cesto de palha, de talas de palmeiras, ou de cipó, com tampa ou sem ela )citado na "piadinha" do Sr. Mexicano...vou fazer de conta que não entendi, portanto, "prefiro não comentar".
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Hei Coração,
    Como é que você sacou que eu não entendi o comentário sobre a Margareth e o Caetano?
    Estou tão óbvia assim?
    Também não entendi o balaio...
    Nunca estive tão loira como hj
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Beijokas

    ResponderExcluir
  16. Eii Moça do Pão de Açúcar...Creio que seus comentários sobre meu poema e esses esclarecimentos sobre a CUFA poderiam perfeitamente estar sendo postados aqui nesse debate sobre o funk pois são inteiramente validos pra demonstrar que não se pode cair no equivoco de generalizações absolutas.

    Na verdade o que existe é um grande caldeirão onde se misturam de forma nem sempre distintas ignorâncias, desigualdades sociais e uma infinidade de outras contradições.

    A citada professora e essas meninas que ilustram a postagem na verdade só estão tentando por um momento se sentirem cmo a moça da propaganda da cerveja, que exibe a “buzanfa” por todo pais e recebe tratamento de diva.

    A dita ligação do funk com a “criminalidade” o samba de um modo geral tbem sempre teve com a “malandragem”. Bezerra da Silva cantou no programa do Faustão “malandragem da um tempo”, melodia com letra cheia de gírias em clara apologia ao uso da maconha.

    O crime associado ao DJ Malboro aparece todo dia nas manchetes tbem associado a figuras dos mais valorosos seguimentos da sociedade.

    Faço essas comparações pra demonstrar que na verdade é a sociedade que faliu cultural e moralmente e apontar unicamente pra esse ou aquele segmento acaba por gerar preconceitos que só servem pra nós distanciar de uma discussão realista desse problema

    O funk pode sim ser considerado um movimento cultural uma vez que representa um padrão de comportamento de um grupo especifico da sociedade e talvez, ao ter exposta de forma ampla toda a sua suja feiúra sirva pra despertar a sociedade sobre os rumos que nossa cultura popular tomou.

    Bemm..alguém se aventurou a ler tudo??? rrsssss

    ResponderExcluir
  17. Mexicano,
    Olá!
    Eu me aventurei sim, li tudinhooooooooooo!
    Obrigada por contribuir de forma tão enriquecedora com o blog.Você esclareceu os dois lados da situação, um complemento perfeito para a postagem em debate.
    Valeu!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  18. A minha opinião é mesma quando eu critiquei uma proposta do deputado Chico Alencar,que esse texto mecenciona("O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) afirmou que vai apresentar na Câmara Federal, em Brasília, um projeto de lei para definir o funk como manifestação cultural").

    Não seu se é mesma proposta,mas já tinha falado disso no blog tudo é história, ainda o ano passado,quando eu ate recebi o comentário de opoio seu vento carioca e também citei o Rip Rop como movimento alternativo de qualidade em vez do funk.Como não podia de deixar de ser fui atacado em dois comentários por uma adimiradora do funk,mesmo assim continuo com minha opinião.Não retiro nada.

    Mas parece que os cariocas(uma parte) não pensam como nós e resolveram fazer festa e apoiar as tais medidas.

    Eu mesmo não importo com as musicas de rap marginal ,mas sou contrario a leva-las as escolas.Já que algumas fazem apologia ao crime.|Por isso deve ter um controle.

    Agora levar o funk as escolas isso é um absurdo, parece que nossos intelectuais estão ficando burros....

    O psol cada vez pior em,parece que eles só pesam em funk em?Pois a autoria e do deputado cassado ,mais que conclui foi um deputado do psol,não é?

    Enquanto o governador Sergio Cabral privatiza a educação fluminense o povo(ou parte dele) preocupa com funk.Ou ajuda a acabar com o que de bom ainda resta nas escolas plubicas.

    ResponderExcluir
  19. Af Sturt,
    Olá!
    Maravilhoso o seu comentário.Levar o funk para
    as escolas é um absurdo mesmo!!!!
    O funk teve seu inicio aqui no Rio de Janeiro, talvez esse seja o motivo do grande apoio carioca, embora no meu meio social não tenha encontrado nenhuma pessoa apoiando essa medida.Fico envergonhada em ver minha Cidade Maravilhosa abrir as portas para essa apologia ao crime.
    Beijokas

    ResponderExcluir

Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto de deixar um comentário é importante para mim.
"Tu te tornas eternamente responsável
por tudo aquilo que cativas"
Beijokas