Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas...


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Menores bandidos

Se o sinônimo de criança é inocência, o que dizer dos menores que consomem e vendem drogas; que conhecem muito bem uma arma de fogo, que roubam e matam com uma frieza singular? O que dizer desses menores que trocam a sala de aula pela Universidade do tráfico? Podemos considerá-los crianças inocentes? Esses menores que matam como gente grande não podem ser julgados? Antigamente eu acreditava que de certa forma, esses pequenos eram arrancados de sua infância, devido as grandes diferenças sociais existentes no país, mas com o crescimento incontrolável dessa violência infantil , fica em minha mente uma única pergunta: Como avaliar quem é capaz ou incapaz de responder por seus atos? Será que não chegou a hora de nossos governantes, alterarem a lei do menor, da mesma forma que foi feito com as eleições ? Se os menores podem votar aos 16 anos, como não responsabilizá-los pelos seus atos? Há muita incoerência nos valores quanto a capacidade que um menor pode ter.De um lado a política prevalece , do outro o povo padece com tanta violência. E os Direitos Humanos? É certo proteger menores bandidos? E quem nos protegerá deles? Tem que aparecer alguma entidade para nos defender,quem sabe os Direitos humanos das vitimas da violência infantil? Se um menor tenta algo contra um adulto, coitado de quem resvalar a mão nessa criança "inocente" , de vitima esse adulto passa a ser culpado em segundos.Alguém tem que ser responsabilizado por esses crimes. Se não pode ser o menor , então que aplique a pena aos seus pais, ou sei lá a quem, mas alguma coisa tem que ser feita.Os adultos criminosos usam os menores, porque sabem que nada vai acontecer com eles, e isso aumenta cada vez mais, o índice de crianças que abraçam o mundo da marginalidade. Será que algum dia teremos nossas crianças de volta ao seu mundo infantil?
Ontem uma amiga foi assaltada, por uma "inocente" criança, que deveria ter no máximo 12 anos de idade, tinha uma arma nas mãos e um olhar frio repleto de ódio...
Texto: Vento Carioca
Imagem: Net

9 comentários:

  1. Concordo com seu texto, a lei deve ser mudada urgentemente. A maneira de ação dos Direitos Humanos tb precisa de mudanças. A população não pode ficar na mão desses menores sem alma.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esses menores geralmente não possuem o carinho de uma familia, nossos politicos não tem o menor interesse em resolve esses problemas sociais. Essas crianças precisam de ajuda e não de uma mudança na lei para coloca-los na cadeia. A cadeia só contribuirá para uma revolta maior ainda. Será uma fábrica de adultos marginais pq essas crianças vão crescer, não vejo nisso uma solução. Tudo deve começar pela educação, pelo esclarecimento dentro da familia.

    ResponderExcluir
  3. Verônica
    Seja bem vinda !
    Concordo com vc que a Escola e a família da criança devem andar juntas em prol da educação . Essa relação seria a ideal no combate contra a violência . Só que infelizmente eu não vejo isso acontecer.Ninguém toma providência para colocar isso em pratica.Não sei qual a cidade que vc mora embora a violência já tenha atingido nivel nacional, aqui no Rio as crianças andam matando com uma facilidade incrível.Reconheço que tratando-se de criança fica meio complicado, mas por outro lado não tem como convivermos com essa situação, por isso acho que a punição talvez seja uma boa alternativa, quem sabe?
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Eiii Brisa...Concordo plenamente com Vc. Somente com a aplicação de penas severas conseguiremos conter a criminalidade.A historia comprova isso.

    Hoje com certeza não cabe mais mas o degredo nos confins do mundo ( de preferencia onde houvesem canibais ) seria algo de grande valia.

    É claro que penas severas só fazem sentido numa sociedade onde a justiça seja aplicada com imparcialidade (por mais utopica que essa condição possa parecer) e presteza

    Curiosamente essa materia nos leva a anterior. Se a tv abrisse espaço pra debates serios poderiamos mobilizar a sociedade de forma a presionar os governantes a reverem essa patetica lei que protege o crimiso sanguinario de pouca idade.

    Infelizmente o que vemos são discursos vazios que só servem pra conscientizar os criminosos ainda mais da total impunidade que os resguarda.

    Bemm...é isso. Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Leitor Assiduo,
    Quando comecei a escrever o texto tb pensei o quanto a Tv poderia contribuir para uma mudança nesse quadro de violência infantil .
    Quantas pessoas boas, competentes , poderiam estar no poder fazendo algo positivo para o povo.Uma simples matéria postada aqui gerou comentários com ótimas soluções para resolver ou pelo menos tentar amenizar essas dificuldades!
    Um dia... talvez... quem sabe....
    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Amigaaaaaaa
    Quando você comentou comigo à respeito do blog, pensei em encontrar muito azul por aqui, sei que é a sua cor preferida, estranhei muito sua escolha pelo amarelo. Não estou dizendo que está feio, muito pelo contrário achei linda as cores, só estranhei pq você enchia o saco quando ia comprar coisas para a casa sempre optava pelo azul. E lembro do teu quarto :colcha, almofadas,enfeites,luminária, tapete, tudo azullllllll. Agora deixa eu falar a respeito das matérias , eu li as três ultimas e gostei bastante, principalmente das criticas.Brasileiro costuma aceitar tudo calado, tem que gritar,cobrar, expor as falhas desses governantes corruptos que só querem saber de dinheiro. Fiquei até com vontade de criar um blog para mim tipo: EU GRITO , vou pensar à respeito, não tenho muita paciência para internet, só estou aqui a essa hora pq estava curiosa para conhecer seu blog. Valeu a pena gostei muito.
    Milhões de Beijos

    ResponderExcluir
  7. DRIKA !!!??? Por acaso é a "Drika" de Belo Horizonte, fã da Calcanhoto???

    ResponderExcluir
  8. Leitor Assiduo
    Olá!
    Não é de BH, essa Drika trabalhou comigo no Assim Hospitalar.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Drika,
    Loirinha vc agora é daltônica? Não viu que tb tem azul nas cores do blog? KKKKKKKKKKKKKKKKK
    Obrigada pela visita!
    Beijokas

    ResponderExcluir

Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto de deixar um comentário é importante para mim.
"Tu te tornas eternamente responsável
por tudo aquilo que cativas"
Beijokas