Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas...


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Solidão Virtual


Dissertações, debates, palestras, muito já se falou sobre a “solidão urbana”, o grande mal dos tempos modernos que tanto maltrata aqueles que vivendo rodeados de pessoas ainda assim se sentem completamente sós no dia a dia, sem ter ninguém a quem estejam realmente próximos para compartilhar afeto e intimidade. Na virada do século, com a popularização da informática e a vertiginosa evolução de seus recursos a NET, com seus sites de relacionamento, salas de bate papo, blogs, msn e orkut, acabou por se estabelecer como um grande paliativo para esse mal. Em casa, diante de seu pc, a pessoa solitária ampliou seus horizontes, contatou outros seres humanos, descobriu afinidades, novas idéias, e na magia do limbo virtual já não estava mais só. Encontrou amigos para conversar, rir e brincar, pessoas com quem se importar e para quem importava. Curiosamente, á medida que esse fenômeno se amplia cada vez mais começa-se a ser percebida uma tendência muito interessante: O “amigo” virtual, companheiro de tantas conversas e camaradagens, em dado momento de-sa-pa-re-ce. Nunca mais esta no msn, nunca mais manda ou retorna um e-mail e a cada dia se torna mais freqüente se ouvir dizer que fulano (beltrano ou sicrano) “deu um tempo da net” (!!??). Enfado? Os assuntos compartilhados perderam a graça? Toda a amizade era literalmente VIRTUAL e no decorrer dos instantes se apagou? Quem vai saber. Razões individuais sempre são validas. Mas como disse, parece se tratar de uma tendência de comportamento que, a certa altura, a pessoa busque se afastar das relações estabelecidas no universo virtual como se ao renegar a NET como ambiente de convivência social estivesse de alguma forma exorcizando os fantasmas da solidão.

Autor: O Mexicano
Imagem: O Mexicano

13 comentários:

  1. Olá,
    sobre seus comentários no tudo é história,não tem problema,mas foi bom vc explicar ,pois se não ,eu nem saberia do navegando da história.
    abs...

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu amigo VIRTUAL...rsrs
    Muito interessante o seu texto, mas (como sempre), discordo de algumas "idéia" contidas no mesmo.
    Todos os amigos, não só os virtuais, têm esses momentos de "desaparecer". Todos temos problemas...muitas vezes inesperados.
    Agora...acredito que se o "amigo virtual" torna-se UM AMIGO VIRTUAL, capaz de sentir a tristeza, a alegria, os conflitos e etc. do OUTRO, em uma simples frases de cumprimento ao teclar no MSN ou sala de bate papo, essa relação passa a ter um valor muito maior...que vai além dessa telinha fria (que não creio ser tão fria assim).
    Eu levava muito tempo em frente a essa telinha conversando, brincando, debatendo assuntos (eu tinha muito tempo para isso, vc sabe disso). Hoje, entro com uma certa raridade, mas isso não indica que esqueci dos AMIGOS VIRTUAIS ou que os abandonei. Indica apenas que muitas coisas mudaram na minha vida. Meu tempo diminuiu e meus problemas tomaram outras dimensões. Isso acontece com muitas outras pessoas. Concorda?
    Mesmo não estando "aqui" com a mesma freqüência de antes...continua com os mesmos AMIGOS VIRTUAIS, COM O MESMO CARINHO, AMOR E CONSIDERAÇÃO.
    Mantenho minha amizade com todos que entraram para minha seleta lista de AMIGOS.
    Exemplo: VENTO CARIOCA, REBELDE, O SR. MEXICANO, SÓ_MIDIS E MAIS ALGUNS.
    Sendo assim...discordo da metade do seu texto...RS.
    Não é pq as pessoas mudam alguns hábitos que ganham uma amnésia, conseguindo assim esquecer daqueles que lhes são caros.
    TE AMO SEMPRE...BEIJOS, ROXINHO...rs.

    ResponderExcluir
  3. voltei...rs

    Detalhe: Todos que citei acima, continuam com o mesmo carinho e dedicação para comigo...
    Se não podem entrar em contato por essa telinha aqui...usam outros meios de comunicação...rsrs.
    Não é, meninas??? rsrs.
    P.S.: C_BSB (nick) liga para mim de 2 em 2 dias...
    E agora? Continua achando que amigo virtual não pode se tornar um AMIGO VIRTUAL? rsrsrs.
    Mande notícias...vc sumiu...kkkkkkk
    Beijinhos Roxinho...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Bemm Srta. Marmore, pra mim amizade é como uma fogueira.

    Esta (a fogueira) só existe cmo tal enquanto chamas crepitam. Se essas chamas apagam, as cinzas e eventuais marcas mostram sempre que ali ardeu uma fogueira mas iso é só um simples registro pois o calor e o brilho das chamas se consumiu no tempo e a fogueira não existe mais.

    Assim é a amizade. Sem o contato passa a ser apenas uma lembrança que o tempo acaba por esmaecer.

    É claro que a rotina e prioridade das pessoas mudam mas isso em nada compromete o realismo de minhas reflexões.

    Alias suas considerações só reiteram o que eu disse pois acrescetam o detalhe de que qdo se tem interresse na manutenção do contato as pessoas fornecem numeros de tel, para que a "convivencia", mesmo que geograficamente distante, prosiga e eventualmente evolua independentemente de escassez e tempo e mudanças de rotina.

    No mais, aqui nesse limbo virtual, a partir de certo ponto os ditos "amigos virtuais" um belo dia simplesmente se perpetuam off line.

    E bem sabe que eu nunca "sumi", pois sempre comento lá no seu blig e meu end. de mail permanece o mesmo...KKKKKKK pra vc tbem.

    ResponderExcluir
  5. OI, MEU AMIGO VIRTUAL...rsrs
    Continuo discordando de vc...rsrs.
    Qto ao "nr. de telefone", nunca imaginei que vc desejasse receber o meu de "presente" rs.. sequer vc quis "fofocar" no áudio...kkkkkkkk.
    Lembra das suas palavras? kkkkk
    Qdo fico online...falo contigo e o que acontece?
    vc sai que nem um ciao
    deixa...kkkk.
    Sua impaciência é gritante. kkkk
    O resto... "prefiro não comentar". kkkk
    Beijos no seu coração, meu AMIGO VIRTUAL ROXINHO...

    ResponderExcluir
  6. Beemm Srta Marmore, se misturar os fatos for estrategia de debate vejamos cmo eles ficam bem separadinhos..RRSSSS

    1 - Conversar com audio no MSN e eventualmente fornecer o nº de tel pessoal me parecem ser coisas inteiramentes distintas. Qual é a relação??? Me escapou.

    1A - Só fiz a referencia ao tel pessoal em resposta a sua observação sobre as pessoas que estendem a "amizade" para alem dos limites desse limbo virtual.

    2 - A referida falta de paciencia on line só corre qdo as respostas passam a chegar em monossilabos ou "emoticons" a cada 15 minutos. Ai o que eu perco é a graça.

    3 - O meu texto é totalmente isento de qualquer conotação pessoal. Só discorri sobre uma tendencia que percebo nesse moderno modo de relacionamento.

    Talvez, e isso me ocorre agora, o que acontece é que a exemplo do mundo real ao longo da caminhada virtual a gente acabe por se confundir misturando AMIGOS e CONHECIDOS. Vai ver esses que acabam por sumir sejam os que eram apenas "CONHECIDOS".

    O mais interessante nesse papo tdo é que essas minhas reflexões só ocorreram justamente a partir das suas queixas sobre pessoas que eram tão "proximas" e um dia simplesmente sumiram. Vc se recorda???

    Reitero aqui mais uma vez meus "KKKKKK" em retribuição aos seus calorosamente acompanhados de afetuosas Bjkas no seu coração, minha AMIGA VIRTUAL CREMINHO...

    ResponderExcluir
  7. Meu AMADO AMIGO VIRTUAL ROXINHO...rs
    Continuo sem concordar com vc...kkkkk.
    Qto ao tel e áudio...tente recordar-se...rsrsrs.
    Lembre-se que, o "sumir" ao qual me referi em "queixas" tem um sentido totalmente diferente do meu constante offline. kkkk
    Detalhe: Minhas queixas foram feitas a vc...e somente a vc. rs.
    Bom...encerro aqui nosso debate..kkk (discordando ainda). rsrs.
    P.S.: Se sua preocupação é perder-me de vista...esqueça!!! Sou um osso duro de roer...kkk. Vais ter que me engolir (Zagalo).kkkkkkk.
    Até pq, vc me deve uma visita e ainda irá participar do lançamento do NOSSO LIVRO... Tá? rsrs.
    Beijinhos roxinhos na sua bochecha rosinha...kkkkkk
    MEU GRANDE AMIGO VIRTUAL.

    ResponderExcluir
  8. POR FAVOR HEINMM...Onde se le "bochecha rosinha" leiam RO-XI-NHAS...rsssss

    Aqui nada rosa, tdo roxão mesmo kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Vento carioca , seu pc ainda está na uti?
    To sentindo saudades dos seus posts e comentários...

    ResponderExcluir
  10. Eiii Mr Sturt...Muito gentil de sua parte fazer duas postagens aqui sem sequer uma palavra sobre meu texto.

    Vou interpretar que, cmo diz o velho adágio, "quem cala concorda"...rrsssss

    ResponderExcluir
  11. Mexicano ,desculpe mais estou sem tempo pra nada...E quase imposivel parar para ler e refletir sobre um texto.Mais prometo que lerei com calma seu texto e comentarei sobre ele....
    abs...

    ResponderExcluir
  12. E não discordo do seu texto ...
    Acredito que a amizade virtual não pode subistituir a real ,e essa é apenas uma colaboração da verdeira amizade de covinvência fisica.
    Mas ela( amizade virtual) também tem seus pontos negativos e positivos.
    Portanto creio que a solidão virtual é bem parecida com a real,porém ela não tem tanta força que a real,pois a amizade real é mais forte e com isso o fim dela também .

    ResponderExcluir
  13. Olha só... quem diria...
    Nunca li nada em blogs, não sei nada de internet, salas de bate papo, orkut (é assim que se escreve?) e "otras cositas mas".
    Só que algo por aqui, disparou meus sentidos de aranha (brincadeirinha)...
    Adorei as figuras, as mensagens... realmento gosto muito de frases desse tipo, pois me faz pensar bastante no poder qua as palavras possuem, ou seja, meras letras organizadas, geram sentimentos e algumas vezes me fazem até chorar...
    Obrigado pelas frases, saibam que s quando as postaram, já estavam contribuindo para o bem estar de alguém neste vasto e complicado, mas adorável mundo. adorável por causa de pessoas como vcs, que faz com que a esperança encontre morada nos corações dos seres humanos. E chegará o dia em que todo medo, angustia, solidão, desespero, sofrimento, dor, culpa, desamor etc não existirão mais. Sei que não verei esse dia, porém lutarei cada dia por ele até meu fim por aqui e deixar essa luta como herança para meus filhos.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir

Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto de deixar um comentário é importante para mim.
"Tu te tornas eternamente responsável
por tudo aquilo que cativas"
Beijokas