Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas...


quarta-feira, 1 de abril de 2009

DIA DA MENTIRA


Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril". No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Fonte: Wikipédia

Imagem: Net



Brincar no dia da mentira é muito divertido, mas não faça disso uma rotina. A mentira só é cabível se for para evitarmos alguma situação constrangedora, não pode de forma alguma ser usada para resolver problemas. A pessoa que mente muito acaba ficando doente, acreditando ser real a sua mentira. É preciso pensar nas consequências que a mentira pode ocasionar. Médicos classificam a mentira como uma doença (a mitomania) e afirmam tratar-se de um desiquilibrio psíquico onde o doente acredita nas suas mentiras. A mitomania é uma doença muito dificil de ser tratada, então todo cuidado é pouco. A verdade é bem mais saudável!

Vento Carioca

4 comentários:

  1. Olá...

    "Mentiras sinceras me interessam...me interessammmmm..." rsrs.
    Conheço um mitomaníaco ou mitômano (como queiram).
    Posso afirmar que é dose conviver com essa pessoa...
    Se não fosse meu irmão...já teria enfiado um zíper na boca do danado. Detalhe: sem possibilidade de retirada...rsrsrs.
    Bom..sobre o post de hj...NÃO GOSTEI...A IMAGEM ESTÁ SEM GRAÇA E O TEXTO..AFE... UM VERDADEIRO SUSTO.
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Te pegueiiiiiiiiiii!!!
    hehehehehehehehe
    1º de abrilllllllllll...
    Brincadeirinha Tsu...Está ótimo.
    O Pinóquio é lindinho. rsrs.
    Roubei ele para mim...rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. KKKKKK Genial a brincadeirinha Coração.

    Chic tbem o slideshow de livros. "Porcos com asas" alem de boa historia é um magnifico exemplar do dominio da linguagem literaria.

    O da Fernanda takai tbem é otimo.

    ResponderExcluir
  3. Coração,
    KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Que susto!!!!!
    Engraçadinha!!!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Leitor Assiduo,
    Genial mesmo a brincadeira dela, imaginação fértil ...
    Mas, levei um susto grande!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Beijokas

    ResponderExcluir

Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto de deixar um comentário é importante para mim.
"Tu te tornas eternamente responsável
por tudo aquilo que cativas"
Beijokas