
A Assembleia Legislativa de São Paulo acaba de aprovar o Projeto de Lei de autoria do governador do Estado,José Serra (PSDB), que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados, públicos ou privados. O projeto nº 577/2008 recebeu 69 votos a favor e 18 contra. A lei seguirá para sanção do governador e entrará em vigor assim que for publicada no "Diário Oficial". Os deputados votam agora duas emendas à proposta. Com a lei sancionada, fica proibido fumar em bares, restaurantes, áreas comuns de condomínios e hotéis, em táxis e carros oficiais. A lei veta até os fumódromos de empresas privadas e proíbe o uso também de cigarrilhas, charutos e cachimbos. Quem quiser fumar terá de fazê-lo na rua, ao ar livre. A responsabilidade pelo cumprimento da lei será das empresas e instituições, que poderão até perder a licença de funcionamento. Pelo Código de Defesa do Consumidor, a multa para quem desobedecer a regra pode chegar a R$ 3,2 milhões. Pelas regras da Vigilância Sanitária, a multa pode chegar a R$ 148 mil. Não há punição prevista para o fumante. Ficam liberados da restrição apenas estabelecimentos destinados ao fumo, como charutarias, locais de culto religioso em que o fumo faça parte de algum ritual e instituições de saúde em que haja pacientes autorizados por seu médico a fumar.
Imagem: Net
Vento Carioca
Oieeeeeeeeee....
ResponderExcluirConcordo com a Lei..e espero que chegue logo por aqui.
Tbm acho exagero essa coisa de vetar os fumódromos.
Espero que essa Lei não seja apenas mais uma escrita a lápis.
CIGARRO? APAGUE ESSA IDÉIA, TSU...rsrs.
Beijos
EIII Brisa...Pra mim, enquanto o cigarro for comercializado LI-VRE-MEN-TE, tda e qualquer lei pra perseguir o fumante é apenas mais uma atitude PO-DRE de uma sociedade cada vez mais CRETINA e HIPOCRITA.
ResponderExcluirSe pode ser comprado na padaria da esquina tem que poder ser consumido livremente.
O tabagismo é atávico e se muita gente morreu pelos maleficios do cigarro outros tantos fumaram desbragadamente até avançada velhice.
Fume seu cigarrinho em paz Brisa e não se deixe intimidar.
Para com o vicio:Apaque o cigarro ,para nunca acender!!!!
ResponderExcluirEii Brisa...Vc que gosta de pesquisar, que tal uma postagem sobre tda a cultura pro tabagismo que vigorou por seculos e teve seu apice com a explosão da grande midia na 2º metade do seculo XX???
ResponderExcluirTdo o glamour das grandes estrelas segurando um cigarro em fotos maravilhosas.
As marcas lendarias (lucky Strike, Dinhill, marlboro, Paul mall, Du Maurier, Chesterfield, etc...) sendo muitas de design maravilhosos cmo o da Camel
As centenas de marcas nacionais, todas com nome e efigies femininas.
Acho que vai dar uma materia muito legal e ricamente ilustrada.
Cachimbos, charutos e o centenario narguile são uma historia a parte.
"Se o tabaco é um veneno lento, eu tampouco tenho pressa de morrer"
A idéia é boa sim, mas tenho que fazer com calma para que não pareça um incentivo ao fumo, não gostaria de dar força para uma coisa que eu acho errado.
ResponderExcluirBeijokas
Eeii Brisa...Entendo seu ponto de vista e compreendo o cuidado inclusive pra não se desgastar em discursões inuteis.
ResponderExcluirDesnecessario dizer que esses comentarios a favor do direito individual de fumar refletem unica e exclusivamente a minha opinião pessoal.
Pra mim, os eventuais maleficios do tabaco são identicos ao dos alimentos com agrotoxico, da agua tratada com cloro, dos inibidores de apetite, ansioliticos e até mesmo do nosso ar urbano, contaminado só Deus sabe por qtas substancias terriveis.
No mais, sabia que existe uma comunidade mundial de colecionadores de maços de cigarro???
Maços antigos (vazios, só o papel) custam carissimo e existem coleções aqui no brasil que dizem valer milhares de reais.