Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas...


quarta-feira, 18 de março de 2009

SAUDADES DA MINHA INFÂNCIA


Uma dessas noites sem sono estava recordando minha infância. Lembrei -me dos poucos ladrões que existiam na época. Tinham cara de mau, a gente logo percebia , só pelo seu jeito de se vestir, falar ... Hoje em dia eles se multiplicaram , ganharam outra aparência. Usam terno, barba perfeita, muitos possuem nível superior etc . Mudaram a aparência e acrescentaram em seus currículos a frieza, a crueldade, a ganância e tantas outras coisas ruins ... Hoje matam pais, avós, namoradas . Matam por muito e também por tão pouco. Em meus devaneios fico a meditar: Onde vamos chegar? O que aconteceu com os valores do ser humano? Tenho uma amiga que é professora e devido a grande falta de respeito de alguns alunos ela resolveu antecipar sua aposentadoria. Absurdo !!! Fui criada aprendendo que os professores eram a extensão da família, merecedores portanto, de muito respeito. Chegamos ao ponto de abrir mão de sonhos por medo. Medo dessa violência sem fim que cresce cada vez mais no nosso país. Estamos sós , totalmente desamparados.Nossos governantes assistem a tudo de camarote, andam cercados de seguranças, a população que se vire. Tudo está tão diferente! Meus sobrinhos adolescentes exigem o máximo de seus pais sem a menor piedade , querem roupas de marcas, mesadas altas, presentinhos extra caso passem de ano. Lembro que quando eu dizia cheia de orgulho para a minha avó: - Passei de ano! Ela respondia-me: - Filha você não fez mais que sua obrigação. Hoje é um favor que os jovens fazem passar de ano. Como podem pensar assim? As crianças se jogam no chão até conseguirem dos pais o que desejam . Está tudo muito estranho mesmo. Eu entendia minha avó só pelo seu olhar. Quando visitávamos alguém e nos era oferecido um bolo, primeiro eu a olhava e conforme seu olhar, aceitava ou não o lanche. Hoje os olhos podem pular da órbita que nada acontece, eles fazem o que querem e como querem na hora que querem. E trabalhar? Nossa tem uma grande maioria de pais que querem seus filhos só estudando, dizem: - Não meu filho vai só estudar, trabalhar fica muito puxado. Eles se esquecem que trabalhavam de dia e estudavam a noite e não morreram por causa disso.
Ah! Que saudades da minha época. O mundo era bem melhor, sonhar era mais saudável, e os valores tão diferentes...
Texto: Vento Carioca
Imagem: Net

5 comentários:

  1. Oi...
    Concordo em gênero, número e grau com o seu texto.
    Se o valor pela vida foi perdido...imagine pelo resto.
    Sinto saudades do tempo em que netos beijavam a mão dos avós para serem abençoados.
    Tenho saudade de ver filhos e netos serem criados como fui.
    Agora...apresente este texto para um jovem hj..e vc não passará de uma "cafona", "múmia", um ser com "valores obsoletos".
    Prefiro ser arcaica e permanecer com os valores que me foram passados.
    Sinto pena dos jovens de hj. O amanhã sombrio deles é, infelizmente, uma certeza para nós..."arcaicas".
    Parabéns para nós, que ainda preservamos os melhores valores!
    Cheirinhos nordestinos...

    ResponderExcluir
  2. olá ,so duas colocações sobre o texto ,os politicos que assitem de camarote são os que patrocinam toda essa violência ou seja eles estão ganhando com isso ,por isso não fazen nada para mudar a situação para melhor ,se faz e para pior.
    E outra coisa ,isso tambem é o preço que todos nos pagamos de ter uma democracia liberal...
    parabéns ,otimo texto...beijos...

    ResponderExcluir
  3. Bravos Brisa...Fico feliz em ver Vc ai, pondo no papel suas idéias.

    Vá em frente

    ResponderExcluir
  4. Leitor Assiduo,
    Foi vc que me encorajou,
    Obrigada!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Eu me lembro da época da escola em que todos os dias era asteada a bandeira e cantado o Hino Nacional. Ficávamos em fila e em forma.
    Aprendi que o meu pais era lindo, tinha muitas riquezas e que o nosso povo, o brasileiro é querido em boa parte do mundo. Os nossos homens de ciência, letras, biomédica, gozam de muito prestígio e reconhecimento internacional.
    É uma pena que as pessoas que deveriam representar o povo são as mesmas que promovem a dor, o desespero e a degradação da sociedade que os elegeram.
    Lembram de um governador chamado Leonel Brizola? foi graças a ele que o crime se organizou e virou uma empresa, não é a toa que a cocaína foi batiza de "brizola".
    O Estado, de vez em quando troca tiros com bandidos para dar uma falsa idéia à população de que está agindo contra o crime, porém todos sabem que é só teatro, porém as balas são reais e os atores coadjuvantes (a população) não tem dublê...
    abraços

    ResponderExcluir

Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto de deixar um comentário é importante para mim.
"Tu te tornas eternamente responsável
por tudo aquilo que cativas"
Beijokas