Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas...


sexta-feira, 20 de março de 2009

A MORTE


Li em algum lugar não lembro onde a seguinte frase: As pessoas que aceitam a morte são aquelas que estão satisfeitas com suas vidas! Essa frase muito me chocou, pois discordo totalmente. Amo a Vida estou satisfeita com ela, acho importante e necessário usufruir dos prazeres que ela pode oferecer. Quanto a morte , não consigo entender e nem tão pouco aceitar. Acredito que a morte não existe, é só uma viagem para outra dimensão e que, um dia reencontrarei as pessoas que amo e partiram antes de mim. Repito essa ideia várias vezes sempre que lembro dessa palavra fria e cruel a : Morte. Admito que é uma contradição ter esse pensamento em relação a morte e ao mesmo tempo teme-la tanto. Por quê tantas duvidas para tentar compreender que ela é a única certeza que temos nessa vida? Em meio a tantas interrogações fujo, mudo meu pensamento. Para que queimar meu neurônios tentanto resolver esse enigma se jamais encontrarei uma explicação plausível? Na realidade ninguém esta preparado para a morte, a começar quando perdemos um ente querido. Uma amiga disse que temos que aprender a chorar nossos mortos, isso é uma grande verdade , temos que chorar o quanto for necessário, curtir esse luto para depois poder sair inteiro e voltar a viver. Não estamos preparados para a morte isso é fato. É preciso ter consciência de que em algum momento da vida vamos perder alguém querido , e a morte vai entrar na nossa vida sem pedir licença. Ela é um mistério, que insulta nossa inteligência. Perder não é uma sensação boa , ainda mais quando a disputa é entre: A Vida e a Morte.

É meus amigos será que consegui deixar aqui um tema bem polêmico?

Vamos refletir sobre o significado da vida, sobre o sentido da morte, seus valores, seu impacto sobre a própria vida. E deixem aqui sua opinião.Quem sabe através de seus relatos eu consiga enxergar a morte com outros olhos?


Vento Carioca
Imagen: Net

14 comentários:

  1. Tenho muito medo de morrer... Dá um vazio lá dentro quando penso que vou morrer um dia... Deixar de existir... Aí eu me pergunto: "E depois?"

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Olha como resumo meu comentário:
    “Não tenho medo de morrer; tenho medo, sim, é de deixar de viver.”
    François Mitterant.
    Detalhe: Procuro sempre viver, assim não me arrependerei na hora da morte...rsrs.
    Acredito que a morte é o começo de uma nova vida, onde poderemos corrigir os erros da anterior.
    Assunto deveras interessante.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. É...No caso de morte, a dor da separação é inquestionavel mas esse "peso" tdo tem sob certo aspecto muito a ver com a cultura dos povos.

    Muitos orientais aceitam a morte cmo coisa naturalissima, embora com certeza individualmente não deixe de existir a referida dor pela separação.

    Aqui no ocidente, essa dor e agravada horrivelmente pelo ritual do velorio, enterros repletos de gente que não via o falecido a decadas etc...etc

    Pra mim, que vivo dentro da filosofia espirita, a morte é processo natural mas essa compreenção só da alento pra seguir vivendo sem desespero...Em nenhum momento deixo de estar alerta preservando a vida e a ausencia dos que me foram (são) caros doi diariamente.

    ResponderExcluir
  4. Si la vida es dura y peligrosa, y mueren de seguro no es divertido

    ResponderExcluir
  5. Mana a morte é dificil de entender. Prefiro falar sôbre a vida mesmo.
    Beijussss
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Sobre a morte ,é um assunto cruel mesmo ,mas é necessario falar nela,até por que ,por mais que dôua, ela vai chegar em todos nós.Querendo ou não...
    Eu acho que é meio chato ficar remoendo este assunto quando se relaciona -se a pessoas proximas ,mas com "estranhos" sinto que é uma coisa normal.
    Mas até hoje so fui a um enterro,de minha avó,sei lá ,meu pai de vez enquando diz para mim:
    -Filho vc tem que ir prestar solidariedade aos outros para quando chegar a sua vez eles retrubuirem...
    Mas eu acabo refletindo no assunto e na hora "h" no vou mesmo,seja ele distante ou bem proximo.
    Não sei o que acontece ,mas prefiro sentir bem,do que sentir mais mal ainda, indo.Também não sei se estou sendo egoista ,mas estou so obedecendo minha vontade, e se um dia me decidir ir em um funeral,enterro,ou qual quer coisa do tipo, e que isso fazerá me sentir bem,irei,mesmo que seja um desconhecido ou não...
    Em relação a nós não estarmos preparado para morrer, eu nem prefiro pensar nisso.Eu so penso na outra parte ,onde as pessoas que eu amo ,vão embora .Mais que eu sei que isso pode demorar, eu tambem sei , que um dia vai chegar,é vai doer,portanto estou me preparando para isso,as vezes acho que estou pronto para aquentar mais essa rasteira,mas não sei ,no fundo acho que na hora "h" ,a sensação é muito mais forte do que se pode imaginar .Por que o imaginário pode ser revertido ,ja o acontecido,o real, não .Por isso que a sensação que passa quando a gente pensa que vai perder um ente querido,é muito menor do que quando a sensação do verdadeiro fato ocorrido.(Por isso quando isso ocorerra,não sei qual será minha atitude,também não sei se vai ser a ideal ,mas sera a que eu achar certa naquela hora).
    já sobre a vida depois da morte,cada vez que penso nesse assunto fico cada vez mais perplexo com todos os caminhos que são só hipoteses,portanto seja qual for ,sei que muitos já foram e todos irão,então não deve ser tão ruim assim,pois todos merecem o mau??? ....Não ,nem os maus deve ser punidos com o mal e sim com o bem.Ai prefiro acreditar que a morte é uma coisa matural,e boa para aqueles que parte,e também para aqueles que ficam, entranto ruim ou cruel só no momento do choque ,porém isso vai continuar sendo uma coisa maldosa, até que sua hora de morrer chegue...Assim os bons sempre tem que ter predominância,em qual quer atitude...

    Todos nós samos mortais

    Af Sturt...abs...

    ResponderExcluir
  7. É caro Mr. Sturt...Com certeza essa "imposição" social de se ter que comparecer aos enterros/velorios é um horror.

    Eu tbem me nego terminantemente a comparecer a esses rituais e a vida inteira deixei claro meu desejo de não ser velado. Espero que minha vontade seja respeitada.

    Qto a vida alem da morte, embora acredite piamente creio que é algo que será sempre um total misterio para a percepção humana, por mais que avancem os estudos e explorações buscando explicações.

    Eiii Brisa...Ta vendo cmo seu texto possibilitou amplas considerações sobre esse assunto tão importante e eternamente atual.

    ResponderExcluir
  8. Pois é leitor assiduo ,pensei que estava sozinho nessa,mas agora percebo que vc também pensa parecido comigo...
    valeu mesmo pelo comentário...abs....

    ResponderExcluir
  9. Oi Af Sturt vc não está sozinho achei muito interessante seu comentário.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. HHUUMMM...Sempre adulando seu leitor preferido né!!?? Prestigio é pra quem tem mesmo. RRssssss

    (gostou???? declaração publica de ciumes KKKKKKKKK)

    ResponderExcluir
  11. Leitor Assiduo
    KKKKKKKKKKKKK
    Mas é ciume ciume de vc ...
    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Isso Brisa, pode ir zombando.

    KKKKKKKK pra vc tbem (kkkk)

    ResponderExcluir
  13. APENAS O CORPO FÍSICO MORRE, OS QUE FICAM TEM QUE PENSAR QUE ESTA AUSENCIA É POR TEMPO DETERMINADA.
    SENÃO VC. VAI PIRAR COM CERTEZA

    ResponderExcluir
  14. Olá Anônimo!
    Obrigada por comentar.
    Beijokas

    ResponderExcluir

Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto de deixar um comentário é importante para mim.
"Tu te tornas eternamente responsável
por tudo aquilo que cativas"
Beijokas