
ÁRVORE DE NATAL : O pinheiro foi escolhido para ser árvore de Natal porque, nos países frios, as árvores estão totalmente desfolhadas na época de Natal, menos o pinheiro que continua viçoso, com suas folhas verdes. Como símbolo da vida, nós o enfeitamos para receber Jesus Cristo, a verdadeira vida.
PRESENTES DE NATAL : Jesus foi o grande presente de Deus para nós. Por isso, no Natal presenteamos aquelas pessoas que nós amamos, lembrando da alegria que estamos sentindo pelo fato de Jesus ter nascido entre nós. Doar presentes para a felicidade das outras pessoas é viver o amor, a doação que Cristo nos ensinou. 


VELAS DE NATAL: As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse: “Eu sou a luz do mundo” . Acendendo velas no Natal queremos alimentar a nossa fé e nos desafiar mutuamente a sermos também luz para o mundo. Cristo, a luz do mundo, convida-nos a nos tornarmos luz, alegria e felicidade para as outras pessoas. Isto exige a doação de si mesmo, como a vela se consome ao iluminar.
BOLAS COLORIDAS: As bolas coloridas que enfeitam o pinheirinho querem representar os frutos da árvore viva que é Jesus. Jesus nos ensinou o amor, o perdão, a verdade, a oração, a fé, a esperança. Todas estas virtudes são como frutas da árvore. As pessoas unidas a Cristo também produzem estes frutos.

CEIA DE NATAL : Na ceia de Natal, as famílias reúnem-se para festejar o nascimento do filho de Deus. Costuma-se colocar no centro da mesa uma vela para simbolizar que Cristo é a nossa luz e está presente entre nós. Assim, reunir-se na noite de Natal para participar da ceia significa celebrar a vida, partilhar o amor e a reconciliação. PANETONE : O bolo recheado de frutas secas e uvas secas é uma tradição do Natal italiano. Ele foi criado na cidade de Milão, não se sabe ao certo por quem. Existem três versões. A primeira é que o produto nasceu no ano 900, inventado por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone . A segunda versão da história diz que o mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, preparou o produto para uma festa em 1395. E a última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar numa padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa. No Brasil, a tradição surgiu depois da Segunda Guerra Mundial. Imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido por eles na Itália na época de Natal .


CANÇÕES DE NATAL : As canções de Natal constituem um símbolo de comunicação sonora. Através das mensagens cantadas anuncia-se o nascimento de Jesus. Algumas canções são tão significativas no Natal que não se pode imaginar uma celebração natalina sem elas, como por exemplo “Noite Feliz” , de Franz Gruber, composta em 1818. As apresentações de corais também são uma característica da época de Advento e Natal.
ANJOS:
Um anjo anunciou a Maria que ela seria mãe de Jesus, falou com José a respeito e anunciou a boa nova: "Glória no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade". Esta mensagem do anjo traz muita alegria a todos nós. Os Anjos surgem nos céus para confirmar o nascimento do filho de Deus. Pela melodia que entoam prenunciam um novo tempo. Como símbolo de Natal o anjo quer nos desafiar a sermos mensageiros da boa nova de Deus para a humanidade: “Nasceu para vós hoje um salvador.
CARTÕES DE NATAL : O envio de cartões de Natal é uma maneira muito bonita de comunicar o evangelho de Jesus Cristo. As mensagens de Natal ajudam-nos a compreender que Jesus Cristo continua nascendo entre os seres humanos. A arte e o cuidado com a confecção das mensagens são formas preciosas de desejar um Feliz Natal e Feliz Ano Novo que se aproxima

ESTRELA DE NATAL : Na ponta da árvore de Natal e muitas vezes sobre o presépio se coloca a Estrela de Belém. Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. O evangelista Mateus narra que no nascimento de Jesus apareceu no céu uma estrela que guiou os pastores e magos até a estrebaria de Belém. Cristo é a nossa estrela, quanto mais nos aproximamos de sua luz, mais poderemos ser luz guiando outros ao encontro de Deus.
Fonte: Blog Moqueca com Pimenta
Fonte: Blog Moqueca com Pimenta
Imagens: Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto de deixar um comentário é importante para mim.
"Tu te tornas eternamente responsável
por tudo aquilo que cativas"
Beijokas